20 de ago. de 2008

Aspectos gerais sobre Ead

A educação a distância é um tema pouco estudado e que vivência um período de grande mudança em sua estrutura.

Pouco tempo atrás este tipo de ensino era realizado por meio de correspondência, rádio e televisão. Com a democratização da internet as ferramentas utilizadas mudaram, podemos freqüentar salas e estudar on-line, podemos ver o professor pelo monitor e tirar dúvidas por e-mail. A televisão continua sendo utilizada, mas em menor escala e o rádio ficou ultrapassado devido a superioridade do computador, que interage com o aluno por meio de imagem e som.

O aumento da população e a necessidade de mudança do ensino, fez o século XX descobrir a educação aberta ( Ead).

Foram realizados diversos estudos sobre o rendimento do aluno que estuda a distância. Em uma investigação realizada em 500 grandes empresas americanas, constatou-se que, a eficácia do ensino a distância na área gerencial foi considerado em 64,8% das resposta como sendo um método efetivo de instrução, 24% considerou com um método semelhante aos outros e 8,4% considerou como não-efetivo.

Childs (1954), investigou dois grupos de estudantes e constatou que os alunos de ensino a distância quando aprendem pouco eles aprendem o mesmo que os alunos que assistem a aulas coletivas. Outras investigações chegaram à mesma conclusão.

As investigações deixam claro que os alunos de ensino a distância resolvem provas e exames, pelo menos, tão bem quanto os que seguem cursos diretos. Mas o importante, para o sistema, é o fato de que, em nenhum caso, constata-se inferioridade dos estudantes de cursos a distância.

Como característica geral, podemos dizer que, alunos de média aptidão conseguem resultados semelhantes aos alunos de escolas de ensino presencial e alunos de excepcional aptidão conseguem resultados melhores do os alunos de ensino direto.

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